domingo, 10 de junho de 2012

Pessoas Vingativas, como aturar?

Você deve estar incomodado com alguém que lhe aparenta ser vingativo, certo? Aqui dou umas dicas para lidar com pessoas assim.

O Código de Hamurabi, dum antigo imperador da Babilônia, dizia: ''Olho por olho, dente por dente''. Ou seja, ele incitava as pessoas a pagarem com a mesma moeda as dores ou malefícios causados por outrem.
Entretanto, as pessoas que agem dessa maneira, geralmente são mais infelizes e solítárias. Infelizmente nem sempre é possível evitar pessoas assim, por fazerem parte da sua empresa, da sua sala de aula, do seu círculo de amigos e até mesmo familiar. Portanto, saiba como lidar com pessoas vingativas.

Não faça laços profundos com essa pessoa, pois a qualquer falha sua ela se sentirá ameaçada e tentará se vingar da pior maneira possível. Então, seja simpático, amigável e gentil, mas sem ultrapassar a linha do coleguismo.

Se seu vínculo afetivo com a pessoa vingativa é muito forte (um grande amigo ou alguém da sua família), tenha uma conversa sincera com ela, abra o jogo e pergunte o que você fez para ela. Desculpe-se e deixe claro que não fez por querer, que aconteceu apenas por acaso. Afinal, um amigo de verdade saberá te entender.

No entanto, muitas vezes essa conversa pode não funcionar, então, seja muito cuidadoso, pois a pessoa vingativa é ardilosa e calculista. Reflita sobre o que você fez e tome cuidado para não cair em armadilhas armadas por ela. Certamente ela tentará fazer com que você pague com a mesma moeda, então, seja cauteloso a respeito do assunto que a deixou furiosa.

Converse bastante com seus amigos, colegas de classe, de trabalho e familiares sobre o que aconteceu entre vocês, porque somente assim, eles poderão acreditar em você caso ela tenha armado uma cilada para te destruir. Sendo assim, seja sincero e honesto, para que os outros também não se virem contra você.

A pessoa vingativa é infeliz e amarga porque acredita que todos estão contra ela. Ela é incapaz de perceber que vingança só a deixa mais triste e que não traz de volta o que ela perdeu.

Em muitos casos, pessoas vingativas possuem transtornos de personalidade, como a depressão, a bipolaridade e até psicopatia (psicopata), o que dificulta ainda mais uma aproximação de alguém para convencê-la de que a vingança não vale a pena. Pessoas assim raramente aceitam quaisquer benefícios de ajuda (pois não concordam que possuem o transtorno). Nessas situações, o melhor a fazer é manter o mínimo de amizade com ela. Convide-a para sair, como se ela fosse um amigo normal. Não precisa se preocupar, pois uma pessoa vingativa e com transtorno de personalidade, muito raramente comparecerá em algum dos seus convites.

Pois ela se isola do mundo. Então, sendo assim, vale a política da boa vizinhança. Afinal, se ela souber que você foi em algum lugar mas não a convidou, pode transformar isso num motivo para querer se vingar de você, concorda?

Mas e se ela aceitar realmente e for ao meu convite?

Oras, aja naturalmente, só não esqueça que ela é uma pessoa que não merece a sua confiança, portanto sempre a trate só com coleguismo.

Sendo assim, você não estará sendo falso com ela, de jeito nenhum, apenas privará ela de te conhecer mais a fundo.

A pessoa vingativa não sabe perdoar, ela guarda ressentimentos, mágoas, e muitos outros sentimentos ruins. E também não acreditam na Lei da Ação e Reação, pois, Tudo o que vai, volta.

Então, lembre-se sempre da Lei da ação e reação, jamais vingue-se de nada. Quando uma pessoa planta, ela própria colherá seus frutos, plante o bem e colherá o bem. A pessoa vingativa planta o mal, e infelizmente um dia colherá esse mal.

Portanto, se você conhece uma pessoa vingativa, mantenha uma amizade não profunda, avise as pessoas que te cercam, conte a todos o fato ocorrido para que percebam que você não foi maldoso ou errado, sobretudo não se iguale tentando fazer algo para ''ferrá-la'', e ore por ela, pois quem ora por alguém que te prejudicou ou que pode te prejudicar, tem grande laço com a evolução da própria alma.

Bjussss*********************** ;))



16 comentários:

  1. exelente ,dica parabéns.luiz

    ResponderExcluir
  2. Estou me dando com uma pessoa muito vingariva q nao mede esforços para me fazer o mal. É uma situaçao muito dificil. Mas vou seguir os conselhos e orar muito por ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sei o quanto essa convivência é dura, e a oração é capaz de modificar p/ o bem sempre, que a paz te acompanhe sempre! Obrigada, bjusss****

      Excluir
    2. e quando se esta apaixonada por uma pessoa assim?

      Excluir
  3. Oi! Sabe, a paixão tem uma força maior que a de qualquer outra existente na Terra... em primeiro lugar, vc deve avaliar se sente apenas paixão, ou se já amadureceu p/ AMOR. Pq a paixão é passageira, as vezes quando vc menos esperar perceberá que estava enganada sobre seus próprios sentimentos, e isso pode te fazer mudar completamente de rumo. Se for amor, sim, creio que é possível encontrar maneiras de abrir os olhos da pessoa sem magoá-la e deixá-la interessada em mudar. Pessoas assim não aceitam conselhos diretos, e geralmente demoram ANOS p/ demonstrar mudanças boas e significativas. Por isso, se for apenas uma paixão, eu em seu lugar reflitiria melhor e avaliaria tudo, pois é uma prova gigante de paciência e persistência... desgastar-se psicologicamente, emocionalmente e fisicamente seria penoso demais a vc se o relacionamento não é lá tão convicto. Quando se trata de algum familiar próximo (irmão, pai, mãe por exemplo), penso que o esforço seria de certa forma até necessário, pq esses sim vc tem certeza de que compartilharão na sua vida até seus últimos dias, e vale a pena sim ajudar, perdoar e lutar por familiares de grande afeto. Já no caso de companheiro, como eu disse, caberá a vc decidir se ele é realmente importante na sua vida. Pq pessoas assim são complicadas, vc terá que ser o exemplo que ele deve se espelhar. Se tentar se impor, poderá acabar (vc) muito mal, pq eles não medem consequências... lembre disso sempre. Eu creio em Deus, se vc crer, toda prece é ouvida, ainda mais quando é p/ gerar o bem. Pense bem, pois vc deve se amar mais do que tudo! Um grande abraço, bjusss******

    ResponderExcluir
  4. Quanta besteira, isso parece até uma palestra de auto-ajuda. Na sua opinião o mundo é lindo, todas as pessoas estão felizes e todo mundo vive dançando e sorrindo no mundo de Glee

    Se uma pessoa matasse alguém da sua família, voce, autora do blog, perdoaria?

    Se você tivesse sido estuprada, perdoaria??


    Vamos parar com essa conversinha de ursinhos carinhosos e viver o mundo real!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a demora, pois vi só agora sua msg!
      Então, respeito sua opnião, porém (respondendo às suas questões), eu perdoaria sim (como inclusive já perdoei) todo aquele que fizesse algum mal a mim. Percebi que de nada adianta alimentar a raiva ou o ódio provocados por outra pessoa que tentou me afetar; não sou ninguém p/ julgar e creio que tudo o que se planta, será colhido um dia. Mesmo a dor que precisei sentir (ou das pessoas no caso de estupro, etc) de alguma forma foram merecedoras daquela dor, geralmente nós só aprendemos uma grande lição após passar por grande sofrimento, já pensou nisso? E de nada vale guardar o sofrimento ou tentar devolvê-lo a quem o causou. A vida se encarregará de providenciar isso. Pense nisso, abraços!

      Excluir
    2. Desculpa. Mas o mundo realmente é real. Mas as emoções também são reais. E nada; absolutamente nada doi mais que a dor da alma. Porque somos humanos e estamos sujeitos a qualquer sofrimento. Eu não conheço nenhuma pessoa que sinta nenhum sofrimento; imposto pela própria sociedade hipócrita. Obrigada pela oportunidade de expressão.

      Excluir
    3. Oi Madalena! Desculpe a grande demora... Seu comentário está certíssimo, pois absolutamente ninguém aqui da Terra está livre de sofrimentos, dores e tristezas... Só que cada um pode optar pelo peso que esses sentimentos acarretam na própria vida, sempre melhor confiar na providência Divina, nas leis da física (causa e efeito ),e assim descansar seu tormento na certeza de que as suas atitudes estão corretas. Pq o bem traz o bem! Bjussss 😘

      Excluir
  5. Respostas
    1. Acho que as pessoas que vingam dos outros, elas sentem felizes por conseguirem, quando não conseguem ai sofrem muito mas aquelas que conseguem a vingança um dia pagara pelo que fizeram,de alguma forma ou de outra. Estou sofrendo vingança de uma pessoa, acho que ele não e normal e muito vingativo, e passa para as pessoas que e uma pessoa boa, normal, pra min ela e doente mas disfarça isso muito bem pra todos.

      Excluir
    2. Infelizmente as pessoas vingativas se demonstram doces, queridas e simpáticas... Só ao primeiro "deslize" é que temos o desconforto de conhecer esse lado cruel...

      Excluir